It’s On G-Land

de Lord

O It’s On aterriza hoje em G-Land. Após um intervalo de 25 anos, as incríveis esquerdas estão de volta ao Dream Tour.

 

O Quiksilver Pro G-Land foi resultado de uma exploração, em 1993, por um pequeno grupo de designers da Quiksilver. O que culminou em três campeonatos e com três vendedores distintos. Kelly Slater venceu o primeiro evento em 1995, depois Shane Beschen em 1996 e Luke Egan, em uma performance histórica em 1997, com ondas de mais de dois metros e pranchas de surfe feitas pelo seu pai.

 

Banner WSL

 

 

Melhores condições

 

Localizado na ilha de Java, na Indonésia, G-Land é considerada uma das melhores e mais consistentes esquerdas do mundo durante a temporada de abril a outubro.

Esse reef break foi dividido em várias seções, que embora sejam difícil de se conectarem, possibilitam manobras fortes e muitos tubos.

  • As principais seções são conhecidas como: “Kongs”, “Moneytrees” e “Launching Pads”;
  • Melhor direção do swell: S, SW
  • Melhor direção do vento: SE
  • Nível de surfe: avançado
  • Crowd: moderado

 

Foto retirada de: https://www.google.com/amp/s/ge.globo.com/google/amp/surfe/noticia/2022/05/28/italo-ferreira-estreia-com-vitoria-na-etapa-de-g-land-da-wsl.ghtml

Meio ambiente

 

Localizada no belíssimo Parque Natural Alas Purwo, casa de espécies exóticas, hoje vamos falar sobre os macacos de cauda longa (Macaca fascicularis).

Na Indonésia, essa espécie e outras, são conhecidas pelo nome “kera”, provavelmente devido ao seus gritos de alarme. Eles possuem a terceira maior distribuição geográfica entre todos os primatas e são conhecidos pela convivência com seres humanos e por serem animais sagrados para várias culturas.

Embora não seja exclusivo da sua alimentação, esses macacos usam rochas para ingerir pequenos caranguejos e são considerados uma das 100 espécies invasoras mais prejudiciais, uma vez que se alimentam também de ovos de algumas aves ameaçadas.

 

 

Curiosidades

 

  • G-Land é a ilha mais populosa do mundo, com mais de 145 milhões de habitantes. Essa ilha domina a Indonésia do ponto de vista econômico, político e cultural e é onde fica também a capital do país Jakarta;

 

  • Java está situada em uma zona de subducção tectônica, onde a Placa Indo-Australiana está se movendo para o norte, por isso em 1994, um grande terremoto ocorreu na Fossa de Java;

 

  • A instabilidade política e o ataque terrorista em Bali, no começo dos anos 2000, acabaram tirando G-Land do calendário da WSL.

 

De volta ao tour 2022 depois de cinco etapas, Gabriel Medina volta para o primeiro evento após o corte do meio do ano feito pela WSL no novo formato do Dream Tour. Teremos um goofy campeão e condições épicas? Seguimos ansiosos e até El Salvador!

 

Você pode gostar

Deixar um comentário