It’s On El Salvador

de Carol Marques

Aterrizamos hoje em El Salvador para o sétimo evento do ano. Disputado no pointbreak de Punta Roca, pela primeira vez na história, o It’s On está no ar!

 

O que sabemos sobre a história do surf no país é que as direitas ficaram inacessíveis por mais de 12 anos, uma vez que uma guerra civil assolou El Salvador de 1979 a 1992. Com, aproximadamente, 75.000 mortos, hoje o surfe vem contribuindo para a restruturação da economia local.

 

Punta Roca. Foto: WSL/Kurt Steinmetz.

 

Sobre o pico

 

El Salvador é o menor país da América Central, banhado exclusivamente pelo Oceano Pacífico ao sul. Os 21 quilômetros que compõem a costa foram apelidados pelo governo salvadorenho de “Surf City”. Na região mais central encontra-se La Libertad, que oferece pelo menos nove picos de surf incluindo o palco da etapa; Punta Roca.

 

Esse pointbreak conhecido como Jeffey’s Bay tropical  é cultuado como uma das melhores ondas da América Central, já que possui ondas tubulares, extensas, pesadas e muito rápidas. As condições clássicas para Punta Roca são:

 

  • Direção do swell: sul/sudoeste;
  • Tamanho: entre 5 a 8 pés;
  • Período: acima de 12 segundos;
  • Maré: enchendo;
  • Direção do vento: terral de norte;
  • Nível: intermediário a avançado;
  • Melhor época do ano: entre os meses de abril a outubro.

 

 

 

Silvana Lima, 2016, Punta Roca. Foto: WSL/Kurt Steinmetz.

 

 

Meio ambiente

 

No It’s On de hoje vamos falar sobre a espécie mais ameaçada de extinção de todos os tubarões e raias, devido, principalmente, a sobrepesca. O peixe-serra faz parte da família das raias pertencentes ao gênero “Pristis” podendo atingir até 7 metros de comprimento e pesar cerca de 600 kg. Trata-se de uma espécie ovípara que vive em águas tropicais e ambientes estuarinos dos oceanos Atlântico, Índico e Pacífico, incluindo El Salvador.

Os peixes-serra são arraias grandes com extensões de nariz longas em forma de serra elétrica, chamadas de rostros, que usam para encontrar e atordoar as presas em águas turvas.

 

Peixe-serra. Foto: Canva

Curiosidades

 

  • O primeiro surfista profissional salvadorenho foi Jimmy Rotherham. Ele é filho de um talentoso surfista, Bob Rotherham, que deixou os Estados Unidos para viajar de carro em busca de ondas em El Salvador;

 

  • A primeira competição internacional em El Salvador foi em 1985, a Copa Malboro com a participação de Guatemala e Costa Rica;

 

  • O filme Big Wednesday que mostra a vida de três amigos surfistas de Malibu, teve algumas cenas filmadas em La Libertad devido à semelhança com a clássica direita californiana;

 

  • El Salvador faz parte dos cinco países na rota da civilização Maia e tem um dos sítios arqueológicos mais importantes do mundo. Joya de Cerén foi declarado Patrimônio Mundial da UNESCO em 1993;

 

  • El Salvador foi a casa do ISA World Surfing Games no ano de 2021 e também vai sediar o evento em 2023.

 

Estamos ansiosos pela estreia de Punta Roca no dream tour. Teremos condições épicas? Mudanças no ranking? Vitória brazuca? Nosso fantasy é verde e amarelo e até o Oi Rio Pro. Aloha!

Você pode gostar

Deixar um comentário