It’s On Sunset Beach

de Lord

A três quilômetros de Pipeline, o circuito WSL 2022 chega em Sunset Beach, eleita entre as décadas de 50 e 80 a praia de surfe mais importante do mundo. Então o que podemos esperar dessa segunda etapa?

 

De volta no calendário do WCT 2022, Sunset vinha sediando apenas etapas do WSL Qualifying Series. A última vez que fez parte do circuito principal foi em 2002 no masculino, e 2010 pelo circuito feminino.

Sunset com certeza é uma das ondas mais difíceis do mundo e uma boa percepção do lineup só pode ser adquirida por meio de anos de experiência. Por isso esse pico consagrou grandes nomes do surfe mundial, são eles:

 

Tom Carroll em Sunset Beach, 1984.
Foto: https://br.pinterest.com/pin/148548487684923451/

Tom Carroll

O bicampeão mundial, dono de um backside invejável, teve sua primeira vitória no Hawaii nas ondas de Sunset. Tom foi campeão da etapa em 1982 e 1988.

 

Ian Cairns

O australiano foi campeão em Sunset em 1976, ano em que foi vice- campeão mundial e 1980. Ian dominou ao longo de décadas Sunset, Haleiwa e Waimea Bay.

 

Layne Beachley

Única surfista, tanto do feminino como no masculino, a conquistar seis títulos mundiais consecutivos. Ela foi campeã em Sunset, com maestria, nos anos 1996, 1997, 1999 e 2000.

 

Jodie Cooper

Invicta no surfe no Havaí, a australiana dominou os eventos na ilha em 1992 e 1993. Além desses anos, Jodie foi campeã em Sunset em 1988 e 1985.

 

Lynne Boyer

Foi campeã do Estadual de Surfe do Havaí com apenas 18 anos. Pouco tempo depois ganhou seu primeiro título mundial e entrou pro hall de campeãs de Sunset após levar a etapa em 1977, 1979, 1982 e 1984.

 

Sobre o Pico

 Sunset Beach está localizada fora da cidade de Haleiwa, após a Baía de Waimea. Conhecida pelas ondas volumosas e de difícil leitura, elas quebram sobre um enorme recife vulcânico com seis sessões distintas. Foi The Point quem colocou o pico como um dos mais desejados pelos surfistas de todo globo, então quais as melhores condições para Sunset?

  • Melhor direção do swell: noroeste

 

  • Melhor vento: offshore de sul/sudeste

 

  • Tamanho ideal: 8 a 12 pés

 

  • Melhor temporada: outono e inverno

 

  • Nível de experiência: intermediário e avançado

 

  • Riscos: recife/coral, correntes, crowd, localismo, além de ser um shore break de nível 3 (vai de 0 a 10)

 

Meio Ambiente

O período de 2021 a 2030 foi declarado pela ONU como a Década do Oceano e a WSL uniu forças e não ficou de fora dessa iniciativa. Durante a etapa do Hurley Pro Sunset Beach, em parceria com SHISEIDO Blue  Project e o We Are One Ocean da World Surf League,  além dos projetos Nã Kama Kai e o North Shore Community Land Trust  haverá ações de conscientização sobre os impactos dos protetores solares sobre a saúde dos frágeis recifes de coral do Havaí, além de limpeza das praias e reflorestamento das áreas próximas a costa.

Mas qual a importância dessas ações? Mais de 70% da superfície do nosso planeta  é oceano e ele vem sofrendo com as mudaças climáticas, a sobrepesca, com a poluição e a desinformação. Ou seja, não estamos mais em sintonia com esse universo azul. Ações como essa nos permite repensar nos impactos diários sobre o oceano e nos permite lembrar que sem ele não existe vida na Terra.

Precisamos ser todos pelo oceano, precisamos protegê-lo!

 

Recifes de Coral branqueados, Maui, Havaí. Foto: The Ocean Agency.

Curiosidades

 

  • Sunset Beach foi a primeira praia do North Shore a sediar um campeonato, o Duke Classic, em 1965, e o Smirnoff Pro no final dos anos 70. Depois deram lugar ao Billabong Pro e ao World Cup;

 

  • A primeira vitória brasileira no Havaí aconteceu nas ondas de Sunset. Fábio Gouveia foi campeão em 1991. Já válido pelo QS em 2010, Raoni Monteiro também trouxe uma importante vitória no pico;

 

  • Os lendários Kelly Slater e Tom Curren nunca tiveram o gostinho de levantar o caneco em Sunset. No embalo de Pipeline, vocês apostariam no onze vezes campeão mundial?

 

  • Como o nome sugere, é a praia mais famosa da ilha para acompanhar o pôr do sol e em qualquer época do ano. As melhores condições para acompanhar esse fenômeno são: um sólido swell de noroeste e uma leve ajuda dos ventos alísios predominantes de leste.

 

Pódio Fabio Gouveia durante o Hard Rock Café World Cup/ Foto retirada do site Waves

 

A etapa do Hurley Pro Sunset Beach é sinônimo de tradição e promete uma sacudida no ranking 2022. Seguimos aqui contando sobre os principais picos do Dream Tour, então até Portugal. ALOHA!

 

Você pode gostar

Deixar um comentário