It’s On México

de Lord

A 15 anos atrás o mundo do surfe aplaudia de pé, durante o The Search da Rip Curl, as desconhecidas e majestosas direitas de Barra De La Cruz. O evento se tornou um clássico com Taj Burrow entubando por mais de 20 segundos, Mick Fanning consagrando a onda como melhor que Kirra, Slater alegando ser umas das melhores etapas já surfadas e Andy Irons campeão em cima de Taylor Knox.

Pela primeira vez como evento oficial do WCT, com janela entre os dias 10 a 19 de agosto, estamos todos apreensivos para o show de surfe que essa etapa pode proporcionar. Então o que você precisa saber sobre Barra De La Cruz?

 

 

Andy Irons vence o The Search da Rip Curl no México

 

Localização e Clima

 

A pequena vila de Barra de La Cruz encontra-se ao sul do beach break de Puerto Escondido, no estado de Oaxaca no México. De clima tropical, Barra possui um período seco, que vai de dezembro a abril, e outro período chuvoso de junho a outubro. A temperatura e a umidade as vezes podem ser altas, mas as brisas quem vem do Oceano Pacífico ajudam a amenizar o clima. Já a temperatura da água, no decorrer do ano, varia entre 26° a 30° C, clima perfeito para curtir altas ondas.

 

Melhores Condições

 

Essa é a famosa praia deserta que conta com um costão de pedras e épicas direitas quebrando com várias sessões de tubo. As melhores condições para esse pico são:

  • Direção do swell: Sul
  • Direção do vento: Oeste
  • Tamanho ideal: de 3 a 8 pés
  • Maré: maré vazia a meia maré

 

As direitas de Barra de La Cruz

 

 

Vaquita; o cetáceo mais ameaçado do mundo

 

Endêmicas do México e do Alto Golfo da Califórnia, as vaquitas (Phocoena sinus) são encantadores mamíferos aquáticos. Elas são encontradas apenas em águas rasas perto da costa e são a única espécie de boto que habitam águas tão quentes. Se alimentam de peixes e lulas que vivem perto da superfície da água e por isso, são importantes para o controle das populações desses animais.

Infelizmente a vaquita ficou conhecida por entrar na lista de espécies criticamente ameaçadas de extinção, já que são vítimas da pesca ilegal da totoaba. Esse peixe movimenta o comércio chinês de bexigas natatórias (órgão com função de flutuação) representando milhões de reais por ano.

 

Vaquita no México

Curiosidades

 

  • A conservação da história dos povos tradicionais é algo extremamente importante no México. No estado de Oaxaca estão dois dos sítios arqueológicos mais importantes do mundo segundo a UNESCO.

 

  • A 18 quilômetros de Puerto Escondido encontra-se um dos fenômenos mais incríveis do planeta: a bioluminescência na Lagoa de Manialtepec. Já tem texto aqui no nosso blog sobre o assunto.

 

O tão aguardado “The Finals” se aproxima, quem serão os 5 surfistas finalistas do tour 2021? Fantasy pronto e no aguardo do It’s On.

Aloha!

Você pode gostar

Deixar um comentário