5R’s da sustentabilidade no surfe
Parafina na mão, protetor no rosto, veste a lycra, prancha no carro e vai pro mar. Por anos conhecemos esse ritual da felicidade, mas o cenário tem mudado com a presença do lixo, com animais encalhados, asfixiados por plásticos. Segundo um estudo publicado em 2016 no periódico Science Of The Total Environment, estima-se que 80% do plástico nos nossos oceanos vem do lixo gerado em áreas terrestres. Eles são reflexos das nossas atitudes fora do mar!
Eu, você, nós alimentamos todo processo de produção e descarte dos materiais que consumimos e aqui eu deixo uma pergunta; já pensou como esses produtos chegam até você?
Ter uma atitude sustentável começa muito antes de RECICLAR e é por isso que hoje vamos falar sobre os 5R’s da sustentabilidade, uma política de reflexão e crítica ao consumismo.
Repensar
Repense o seu consumo. Ou seja, pergunte a si mesmo se você realmente necessita daquele item na hora da compra. Seja um long john, uma parafina, uma roupa ou uma prancha. Se for uma necessidade atente-se ao rótulo, busque informações sobre a matéria-prima utilizada, sobre a durabilidade do produto, sobre o descarte.
Ao adquirir parafinas, pranchas e roupas de borrachas a fábrica deve te informar as empresas que recolhem cada item na sua cidade, já que esses não devem ser descartados em lixo comum.
Repense sua interação com a comunidade da sua praia. Utilize seus conhecimentos e suas vivências para influenciar sustentavelmente as pessoas ao seu redor. Inspire as novas gerações!


Recusar
Recuse produtos que são prejudiciais ao meio ambiente. Se atente aos protetores solares nocivos à saúde dos corais, dê espaço para produtos biodegradáveis como as parafinas ecológicas e aos reciclados, como os eco raspadores. A LORD já possui um removedor de parafina, o Wax Clean, biodegradável, atóxico e orgânico. Pesquise sempre e diga NÃO as sacolas e embalagens plásticas, descartáveis e canudos.


Reduzir
Reduza o consumo e dê preferência para produtos com durabilidade maior. Reduzir é diminuir a quantidade de lixo gerado, mas como fazer isso? Escolha produtos mais duráveis, dê preferência a embalagens retornáveis e aos refis. Reduza o consumo de água, de combustível e de energia. Repense tudo o que chega até você e evite sempre o descarte.
Reutilizar
Reutilize produtos, embalagens e materiais de forma consciente. Que tal criar uma prancha, móveis e suportes de pranchas com garrafas PET? Use a sua criatividade!
Lembre-se que no Brasil são produzidas, aproximadamente, 50.000 pranchas de surfe por ano. Nessa produção 50 a 70% do material utilizado é descartado, ou seja, temos 380 toneladas de substâncias tóxicas e inflamáveis dispostas nos nossos aterros sem qualquer tratamento ambiental. É de assustar, né?!?
E o que podemos fazer para amenizar isso? Doe seus equipamentos velhos para escolinhas de surfe, a sua prancha pode fazer nascer um surfista. Grupos de venda ou troca de equipamentos esportivos podem ser uma solução. Crie peças de decoração, dê vida ao seu lixo!


Aprenda aqui a reutilizar sua parafina velha em 5 passos!
Reciclar
Recicle produtos e diminua a quantidade de lixo descartado. Participe da coleta seletiva para que os seus resíduos sejam reciclados e transformados em outros produtos. Fique atento as cores das lixeiras e ajude a preservá-las nas praias.
Apoie empresas que contribuem com a reciclagem, assim você vai estar somando com o uso de menos recursos naturais como água, energia e matéria-prima.


3 comentários
Neque porro quisquam est, qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci velit, sed quia non numquam eius modi tempora incidunt ut labore.
Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil.
Et harum quidem rerum facilis est et expedita distinctio. Nam libero tempore, cum soluta nobis est eligendi optio cumque nihil impedit quo minus id quod maxime placeat facere.