5R’s da sustentabilidade no surfe
Parafina na mão, protetor no rosto, veste a lycra, prancha no carro e vai pro mar. Por anos conhecemos esse ritual da felicidade, mas o cenário tem mudado com a presença do lixo, com animais encalhados, asfixiados por plásticos. Segundo um estudo publicado em 2016 no periódico Science Of The Total Environment, estima-se que 80% do plástico nos nossos oceanos vem do lixo gerado em áreas terrestres. Eles são reflexos das nossas atitudes fora do mar!
Eu, você, nós alimentamos todo processo de produção e descarte dos materiais que consumimos e aqui eu deixo uma pergunta; já pensou como esses produtos chegam até você?
Ter uma atitude sustentável começa muito antes de RECICLAR e é por isso que hoje vamos falar sobre os 5R’s da sustentabilidade, uma política de reflexão e crítica ao consumismo.
Repensar
Repense o seu consumo. Ou seja, pergunte a si mesmo se você realmente necessita daquele item na hora da compra. Seja um long john, uma parafina, uma roupa ou uma prancha. Se for uma necessidade atente-se ao rótulo, busque informações sobre a matéria-prima utilizada, sobre a durabilidade do produto, sobre o descarte.
Ao adquirir parafinas, pranchas e roupas de borrachas a fábrica deve te informar as empresas que recolhem cada item na sua cidade, já que esses não devem ser descartados em lixo comum.
Repense sua interação com a comunidade da sua praia. Utilize seus conhecimentos e suas vivências para influenciar sustentavelmente as pessoas ao seu redor. Inspire as novas gerações!


Recusar
Recuse produtos que são prejudiciais ao meio ambiente. Se atente aos protetores solares nocivos à saúde dos corais, dê espaço para produtos biodegradáveis como as parafinas ecológicas e aos reciclados, como os eco raspadores. A LORD já possui um removedor de parafina, o Wax Clean, biodegradável, atóxico e orgânico. Pesquise sempre e diga NÃO as sacolas e embalagens plásticas, descartáveis e canudos.


Reduzir
Reduza o consumo e dê preferência para produtos com durabilidade maior. Reduzir é diminuir a quantidade de lixo gerado, mas como fazer isso? Escolha produtos mais duráveis, dê preferência a embalagens retornáveis e aos refis. Reduza o consumo de água, de combustível e de energia. Repense tudo o que chega até você e evite sempre o descarte.
Reutilizar
Reutilize produtos, embalagens e materiais de forma consciente. Que tal criar uma prancha, móveis e suportes de pranchas com garrafas PET? Use a sua criatividade!
Lembre-se que no Brasil são produzidas, aproximadamente, 50.000 pranchas de surfe por ano. Nessa produção 50 a 70% do material utilizado é descartado, ou seja, temos 380 toneladas de substâncias tóxicas e inflamáveis dispostas nos nossos aterros sem qualquer tratamento ambiental. É de assustar, né?!?
E o que podemos fazer para amenizar isso? Doe seus equipamentos velhos para escolinhas de surfe, a sua prancha pode fazer nascer um surfista. Grupos de venda ou troca de equipamentos esportivos podem ser uma solução. Crie peças de decoração, dê vida ao seu lixo!


Aprenda aqui a reutilizar sua parafina velha em 5 passos!
Reciclar
Recicle produtos e diminua a quantidade de lixo descartado. Participe da coleta seletiva para que os seus resíduos sejam reciclados e transformados em outros produtos. Fique atento as cores das lixeiras e ajude a preservá-las nas praias.
Apoie empresas que contribuem com a reciclagem, assim você vai estar somando com o uso de menos recursos naturais como água, energia e matéria-prima.

