It’s On Sunset

de Lord

Sunset Beach é parte vital do North Shore. Já foi considerada o “ultimate test” e a praia de surfe mais importante do mundo, entre as décadas de 50 e 80. Falar desse pico é lembrar com euforia das suas ondas grandes e volumosas, em dias clássicos de surfe.

Mesmo com o cancelamento responsável da etapa de Sunset Open, pelo governo havaiano, vamos dar continuidade a nossa série de matérias sobre o Dream TourIt’s On!

WSL imagens

História e campeonatos

É muito difícil não ser apaixonado por esse tradicional pico havaiano. Surfe raiz, drops alucinantes, ondas volumosas e muita atitude. A história não deixa mentir, ter Sunset de volta ao CT só vem para engrandecer esse circuito. Quer ver só?

As primeiras histórias em Sunset são de 1200, quando os antigos havaianos já eram atraídos para surfar no canal. Mas os registros se deram no início dos anos 30, uma vez que foi a primeira praia do North Shore a ser desbravada.

Na década de 50 esse pico estrelou praticamente todos os filmes de surfe com a descoberta do local pelos surfistas californianos, entrando oficilamente no mapa do surfe mundial. Já nos anos 60, se tornou a maior celebridade da costa norte ganhando a capa inaugural da revista Surfer, a bíblia do surfe.

Também foi a primeira praia do North Shore a sediar um campeonato, o Duke Classic (em 1965) e o Smirnoff Pro no final dos anos 70. Depois deram lugar ao Billabong Pro e ao World Cup. E não para aí…

Desde 1983 essa praia faz parte da Tríplice Coroa Havaiana, ainda presente no calendário da WSL, além de ter sido sede do primeiro In Memory of Eddie Aikau, em 1986.

Ganhar eventos em Sunset sempre foi sinônimo de se afirmar como um exímio surfista e é por isso que a lista de campeões nesse pico tem a presença dos principais ídolos do surfe mundial. São eles: Eddie Aikau, Mark Richards, Michael Ho, Shaun Tomson, Tom Carroll, Sunny Garcia, Andy Irons e tantos outros.

Eddie Aikau por Eddie Divine

Localização e as melhores condições

Ainda no North Shore de Oahu, a três quilômetros a leste de Banzai Pipeline, Sunset Beach está localizada fora da cidade de Haleiwa, após a Baía de Waimea. Oferece um perigoso recife de rochas de lava, com seis picos perfeitos para surfar. Os principais são: Val’s ReefWest BowlThe Point e Backyards.

Melhor direção do swell: noroeste

Melhor vento: offshore de sul/sudeste

Tamanho ideal: 8 a 12 pés

Melhor temporada: outono e inverno

Nível de experiência: intermediário e avançado

Riscos: recife/coral, correntes, crowd, localismo, além de ser um shore break de nível 3 (vai de 0 a 10)

Entenda a mecânica de Sunset Beach pela Surfline

Curiosidades

  • Sunset era originalmente chamada pelos havaianos de Paumalu. Muito ligado as tradições, como falamos no nosso primeiro texto, o nome se deu por conta de uma lenda local. Deixa eu te contar… Falam os mais antigos que um ancião sugeriu a uma mulher, conhecida por sua habilidade em capturar polvos, que limitasse suas atividades no recife. Depois que ela ignorou o conselho do sábio, um tubaraão veio e mordeu suas pernas. Quando as pessoas viram as marcas deixadas pelo tubarão, tiveram a certeza que a mulher tinha sido punida pelo guardião do recife. Paumalu siginifica para eles “pega de surpresa”.
  • Como o nome sugere, é a praia mais famosa da ilha para acompanhar o pôr do sol, em qualquer época do ano.
  • Durante o verão é um dos melhores locais para a prática do merguho livre. Os recifes abrigam variedades de pequenos peixes coloridos e alguns invertebrados.
Foto Surfline

O que deixa esse local ainda mais especial, além das tradições e de toda beleza, é o fato do onze vezes campeão mundial nunca ter levantado uma taça de campeão durante o CT. Estaria Sunset nos planos do Kelly Slater para esse final de carreira? Aguardamos ansiosos os próximos capítulos com a volta dessa etapa.

Aloha e até a próxima etapa!

Referências:

https://hawaiibeachsafety.com/oahu/sunset-beach

https://www.surfertoday.com/surfing/surfing-the-wave-of-your-life-at-sunset-beach

https://www.surfline.com/surf-news/mechanics-sunset-beach/59778

http://www.datasurfe.com.br/2008/11/campeonatos-em-sunset-beach.html

Você pode gostar

Deixar um comentário